Ortodontia Preventiva e Corretiva

É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O tratamento ortodôntico pode ser realizado por diversos aparelhos.

Aparelho fixo convencional

É o tipo de aparelho mais utilizado. Nesse tipo de aparelho, são coladas pequenas peças metálicas, chamados bráquetes, individualmente sobre a superfície dos dentes. Os bráquetes metálicos juntamente com um fio de aço e “borrachinhas” transmitem pequenas forças direcionadas sobre os dentes, fazendo com que se movam e tenham sua posição corrigida.

Aparelho Fixo Estético

O aparelho  fixo estético possui mesma função do convencional metálico, sendo que a diferença é que é mais discreto. O sistema funciona da mesma maneira, só que os  bráquetes são feitos de policarbonato, porcelana ou safira ao invés de metal.

Aparelho fixo autoligado

Esse tipo de aparelho utiliza arcos produzidos com ligas metálicas diferentes das convencionais e dispensa o uso das “borrachinhas”, dessa forma diminui a fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento,  contribuindo para diminuição do tempo necessário para o tratamento e a quantidade de consultas de manutenção. Além disso, os aparelhos autoligados podem ser metálicos e estéticos.

Aparelhos Móveis

São muito utilizados em crianças de 6 a 12 anos com o objetivo de prevenir ou interceptar problemas de posicionamento dos ossos da face em desenvolvimento, dos dentes de leite ou permanentes e da musculatura oral. Este aparelho costuma ser feito com uma placa de resina acrílica, com acessórios como expansores, molas, fios de aço que se posicionam e encaixam sobre os dentes, direcionando o desenvolvimento dos ossos maxilares, musculatura e o posicionamento dos dentes nas arcadas. Além disso, esse tipo de aparelho é muito utilizado na forma de aparelho de contenção dentária após o uso de aparelho fixo.

Alinhadores Invisíveis

São os últimos lançamentos na ortodontia, são modernos, discretos e considerados imperceptíveis ou invisíveis a uma distância de até 1mm, sendo a alternativa de tratamento ortodôntico solicitada pelos pacientes que priorizam a estética. Esses alinhadores são confeccionados com placas que serão termoformadas, as quais produzirão movimentação dentária quando inseridas nas arcadas, com excelente precisão e detalhe.

Menu