Prótese Dentária Unitária ou Múltipla
Esse tipo de prótese pode ser unitária ou múltipla dependendo da quantidade de dentes que o paciente perdeu. A prótese fixa unitária tem como objetivo recuperar a porção perdida de um único dente, entretanto, a prótese fixa múltipla envolve a reabilitação de um porção mais extensa da boca e pode, muitas vezes, ser uma alternativa para pacientes que não desejam ou não podem colocar implantes. As próteses fixas comumente são indicadas para dentes que tenham passado por tratamento de canal e, nesses casos, a colocação de um pino no interior do canal é realizada, com o objetivo de dar maior retenção para a prótese fixa. Além disso, as próteses fixas são seguidamente associadas com lentes de contato e facetas cerâmicas em um tratamento completo de reabilitação.
Prótese Parcial Removível
Conhecida também como ponte móvel, é indicada para pacientes que perderam parte de seus dentes, e que desejam reabilitar estética e função. Esse tipo de prótese é removível da boca, para higienização ou para dormir. Para melhorar a estabilidade e retenção da prótese na boca, essas próteses contam com alguns “grampos” metálicos e partes de gengiva artificial que se adaptam aos dentes e às outras estruturas da boca. Assim, apesar das limitações desse tipo de prótese, ela torna-se uma alternativa aos tratamentos com implante ou com prótese parcial fixa.
Prótese Total:
Popularmente conhecida como dentadura, é indicada para os pacientes que não possuem mais dentes. Pode ser colocada de forma imediata após a remoção dos dentes. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subsequentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade. Ela pode ser caracterizada, simulando por exemplo, as veias que existem em uma gengiva natural para dar um aspecto mais natural.